terça-feira, 28 de julho de 2015

Você sabe o que são os taninos?

Muito comentado por apreciadores de vinho, este é um dos componentes principais da bebida. Saiba mais sobre sua importância!

Os taninos são componentes químicos encontrados nas sementes e nas cascas das uvas, assim como em chás e nas cascas das árvores. Eles dão ao vinho, particularmente aos tintos, adstringência, que é percebida pela sensação de secura na boca. Se você toma vinho, com certeza, já deve ter acontecido isso com você. Quando a boca seca, imediatamente após beber um vinho, é por conta da presença do tanino. Neste caso, ele é considerado um vinho muito "tânico". Pertencente a família dos compostos químicos denominados fenóis, dependendo da sua quantidade e, ainda, do fato de ser equilibrado com outros elementos fundamentais, pode elevar a qualidade da bebida - ou desvalorizá-la.

Taninos maduros se mostram sedosos, transparentes e suaves na bebida, e não se apresentam agressivos, como em muitos casos. Vinhos com quantidade adequada de taninos, apesar de sua adstringência, são agradáveis no paladar. A regra é simples: quanto mais maduros forem os taninos, menos será sentida sua adstringência. O tanino será sentido como parte estrutural da bebida. Para harmonizar, dê preferência para carnes vermelhas. A combinação será perfeita!

Mas, afinal, qual a função do tanino?
Esse elemento é essencial, já que é um conservante natural da bebida. Ou seja, um vinho com quantidade elevada de tanino irá ter uma vida mais longa. Ele é essencial para a estrutura e base dos tintos. Algumas uvas que têm essa substância em abundância resultam em vinhos longevos, como rótulos com Cabernet Sauvignon, Nebbiolo, Sangiovese e Petit Verdot.

Quer fazer um teste básico?
Coloque quatro saquinhos de chá preto em quatro xícaras. Adicione água fervente ao mesmo tempo, retirando os saquinhos em tempos diferentes: o saquinho da primeira xícara após dez segundos de infusão; o da segunda após 30 segundos; o terceiro após um minuto; e o quarto após cinco minutos. Quando os chás esfriarem, prove-os, mas vá do mais fraco ao mais forte, prestando atenção à textura do líquido sobre sua língua e dentes. Quanto mais forte o chá, mais adstringente e secante ele se fará sentir. A sensação é provocada pelo tanino.

E você, prefere vinhos mais ou menos tânicos?
Sites para comprar vinhos - Sites de venda de vinhos avaliados
Siga o vinhosXvinhos nas redes sociais:
instagram de vinho vinho no facebook twitter de vinhos